JDM (Japan Domestic Market) já se auto explica no nome. São carros do mercado doméstico do Japão como Honda Civic, Acura NSX, Nissan Skyline, Toyota, Subaru Impreza e Mitsubishi Lancer (Evo). A principal característica desse estilo é a funcionalidade. A preferência é investir mais no motor do que na estética, todas as modificações visam a performance, e a melhoria de todo o conjunto.
Os ups visam extrair o máximo de potência possível, sendo ele turbo ou aspirado. Em muitos casos, opta-se pelo swap (troca do motor) + up grades. O motor é trabalhado desde o cabeçote, pistões, bielas forjadas, comando de válvulas com maior abertura, coletores, disco de freios com melhor eficiência, amortecedores mais rígidos e controladores de bicos com maior vazão.
Capôs de fibra de carbono fazem o carro ficar mais leve, melhorando no desempenho. Rodas, quando são trocadas são por modelos mais leves, e se for para um aro maior, é para poder abrigar um conjunto de freios igualmente maiores. Barras de torção, estabilizadoras, roll cages, tudo é pensado para melhorar a dinâmica do carro. Todo o conjunto deve estar em sincronia. Não adianta você montar o motor mais forte do mundo, se não tem uma suspensão e freios de acordo com toda essa potência. Outro ponto importante, é usar peças específicas, projetadas sob rigorosos testes de qualidade. Você não verá um carro com molas cortadas, amortecedores recondicionados por exemplo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário