Califórnia, 1945. O cenário é o leito de um lago que secou, e o movimento se dá por carros modificados pilotados por ex soldados da segunda guerra mundial. São os Hot Rods, carros tipicamente americanos que surgiram na década de 30, e tiveram o seu auge após a guerra. Os soldados tinham treinamento técnico em mecânica, e quando retornaram as suas casas, perceberam que os carros poderiam oferecer bem mais do que o transporte de pessoas, e dentro de suas casas começaram a mexer na estrutura dosvelhos Fords que já estavam indo para o ferro velho. Aliviavam o seu peso retirando os pára-lamas , capo dianteiro, pára-choques etc.
Entenderam o funcionamento dos motores, e assim foram alterando os itens buscando maior velocidade. Para se ter uma idéia, um Ford 29 de quatro cilindros podia chegar a velocidade final de 72 km/h , e eles conseguiam chegar aos 160 km/h com essas alterações. As modificações incluíam rodas largas atrás, já que os carros eram praticamente todos de tração traseira. A pintura era feita a partir de pinstriping (aplicação feita com tinta em tiras de decoração, ou a mão livre com um equipamento chamado pinstriping brush), ou aerografia.
Com a chegada do Ford V8, a criatividade não teve limites. Eles começaram a competir entre si para ver quem tinha o carro mais quente, e quando perdiam uma corrida, ganhavam o carro do perdedor. As corridas saíram dos lagos secos, e foram para as ruas da cidade. Assim começaram a surgir “clubes”, comércio de carros, venda de peças etc.
Nos anos 50 os rachas foram diminuindo de forma progressiva, pois trazia perigo para a sociedade. Mas o espírito de criatividade na construção de Hot Rods continua até os dias de hoje.
Eles foram divididos em grupos:
- Hot Rodders: Os carros são construídos em chassi original, com carroceria original.
- Street Rodders: Os carros são construídos usando tecnologia nova em todas as estruturas do carro, pintura personalizada e muito luxo na motorização.
- Billet Rods: São Rods contruídos com o uso de muito alumínio.
- Rat Rods: É uma cultura que remete aos anos 30 e 40, quando jovens normalmente sem muitos recursos, constroem seus carros juntando pedaços para concluí-lo. Sem muita preocupação com a pintura e a condição da carroceria. E sim na dirigibilidade do Rod.
Nenhum comentário:
Postar um comentário