A Volkswagen mostrou nesta quinta-feira (16) como será sua nova van comercial, que tem origem na finada Kombi. Com a novidade, a linha Transporter, ou simplesmente "T", chega à 6ª geração em 65 anos de linhagem.
Perto do modelo brasileiro (de 2ª geração), que foi fabricado até dezembro de 2013, a "nova Kombi" é um carro de luxo, com tela multimídia que responde a movimento das mãos sem encostar, 3 modos diferentes de suspensão e muitos sistemas de segurança.
A tecnologia chegou também aos motores, que variam de 84 a 204 cavalos de potência, com um total de 6 opções movidas a gasolina ou diesel. Todos os propulsores são 2.0 litros equipados com start-stop para economia de combustível.
A T6 ainda pode contar com tração nas 4 rodas (4Motion), câmbio automatizado de dupla embreagem (DSG), controle adaptativo de cruzeiro e porta lateral totalmente eletrônica, que pode ser acionada por meio de botão na porta do motorista ou na chave.
De acordo com a Volkswagen, cerca de 12 milhões de unidades da família T foram vendidas no mundo inteiro desde o lançamento da Kombi na década de 1950. Nos últimos 11 anos, a T5 foi a responsável por representar a linhagem e atingiu 2 milhões de unidades.
Vida longa
No Brasil, a Kombi foi vendida durante 56 anos, até sair de linha, em dezembro de 2013, devido a mudança na legislação brasileira, que exigia airbags dianteiros e freios ABS para todos os veículos nacionais.
No Brasil, a Kombi foi vendida durante 56 anos, até sair de linha, em dezembro de 2013, devido a mudança na legislação brasileira, que exigia airbags dianteiros e freios ABS para todos os veículos nacionais.
O modelo, entretanto, pertencia a segunda geração do veículo comercial, lançada em 1967. Na Europa, a Transporter T2 deixou de existir em 1980, ganhando depois, outras três gerações. A antecessora da T6 foi lançada em 2003, e não chegou a ser vendida no Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário