O Enzo Ferrari é um supercarro produzido pela Ferrari. Recebeu o nome do criador da companhia, Enzo Anselmo Ferrari. O automóvel é Ferrari Enzo, mesmo este não sendo o nome oficial do modelo. O carro foi desenvolvido em 2002 com tecnologias usadas na Fórmula 1, como uma carroceria feita em fibra de carbono, uma transmissão eletro hidráulica e freios a disco com carbeto de silício reforçados com fibra de carbono (C/SiC). Foram utilizadas tecnologias não permitidas na F1, como um sistema de aerodinâmica ativo que levanta um pequeno spoiler em alta velocidade, criando downforce para maior aderência. Após o downforce de 7.600 N ser atingido a 300 km/h, a asa traseira é acionada pelo computador para manter esse downforce.
O motor 6.0 V12 com 48 válvulas foi o primeiro da nova geração da Ferrari. O seu desenho é baseado no V8 do Maserati Quattroporte, utilizando o mesmo projeto básico, só que com o diâmetro do cilindro 104 mm maior. Este projeto substituiu as antigas arquiteturas dos V12 e V8 usados na maioria das outras Ferraris contemporâneas. A F430 2005 é a segunda Ferrari a ganhar uma versão deste novo projeto.
O carro foi anunciado em 2002 no Paris Motor Show com o preço de US$693.330 e 349 unidades disponíveis. A empresa enviou convites para os clientes existentes, especificamente para aqueles que tinham comprado o F40 e F50, e conseguiu vender todos os 349 modelos antes mesmo da produção começar. Mais tarde, depois de muitos pedidos, a Ferrari decidiu produzir mais 50 unidades subindo o total para 399. Em 2004, a Ferrari anunciou que iria produzir outra unidade do carro, este foi doado para o Vaticano, sendo levado a leilão de Sotheby e vendido por US$1,1 milhão. O dinheiro foi doado para a caridade.
Indo a leilão, geralmente o Enzo é vendido em valores acima de um milhão de dólares.
O Enzo utiliza um motor central e tem a distribuição de peso de 43.9/56.1 frontal/traseira. O motor é um V12 F140B a gasolina inclinado 65° naturalmente aspirado com quatro válvulas por cilindro, duplo comando no cabeçote e comando de válvulas variável. A injeção eletrônica utilizada é a Bosch Motronic ME7. O motor dispõe de uma capacidade volumétrica de 5.998 cc e produz 660 cavalos a 7.800 rpm e 657 N·m (67 kgf·m) a 5.500 rpm. A rotação máxima que o motor foi designado a operar é 8.000 rpm. Na época, este motor do Enzo estabeleceu o recorde do motor naturalmente aspirado mais potente em um carro de rua.
O Enzo tem suspensão independente nas 4 rodas com amortecedores ativos push-rod que podem ser ajustados pela cabine, complementados com barras estabilizadoras na dianteira e na traseira.
Utiliza rodas aro 19'' (483 mm) e tem freios a disco Brembo de 15 polegadas (381 mm). As rodas são presas por um único parafuso e equipadas com pneus Bridgestone otenza Scuderia RE050A.
O Enzo acelera de 0-96 km/h em 3,14 segundos e chega a 160 km/h em 6.6 segundos. A arrancada de ¼ de milha (~400m) é feito em 11 segundos a 219 km/h, com a velocidade máxima sendo superior a 355 km/h.
A revista Evo testou o Enzo na pista de Nürburgring Nordschleife. Este cravou um tempo de 7:25.21.
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