A Volvo escolheu o belo litoral da província de Tarragona, na Espanha, um lugar banhado pelo mar Mediterrâneo e ensolarado mais de 300 dias ao ano – bem diferente da Suécia – para apresentar à imprensa especializada o novo XC90. O modelo chega ao mercado 13 anos após o lançamento da primeira geração e é considerado um divisor de águas. Talvez por isso mesmo, combine mais com a alegria solar da província espanhola.
O utilitário é o primeiro modelo desenvolvido integralmente pela empresa sueca após a era Ford, que foi de 1999 a 2010. Desde então sob o comando da chinesa Geely, a Volvo não tem do que reclamar. O casamento por interesses forneceu à marca escandinava o capital para investir em novos projetos e garantiu ao gigante chinês know-how e tecnologia de ponta para inflar seus negócios. Graças a isso, a Volvo volta a ter um plano ambicioso de expansão com autonomia para desenvolver novos produtos e novas empreitadas. Nessa nova fase, a marca quer continuar a ser referência em segurança, mas vai investir também no mote do baixo consumo e emissões. Para isso, tomou a decisão de abolir de vez os motores acima de quatro cilindros. Em nome da eficiência energética, a fabricante lançará mão de injeção direta, turbocompressores e compressores mecânicos associados a propulsores elétricos. Tudo de uma vez só em alguns carros.
É o caso do XC90 T8. O topo de linha um sistema de propulsão híbrido plug-in, em que um quatro cilindros 2.0 turbo com compressor a gasolina de 318 cv trabalha em conjunto com motor elétrico de 82 cv, gerando ao todo 400 cv de potência. As outras duas versões também trazem motores 2.0: D5 a diesel (225 cv) e T6 a gasolina (320 cv), todas com câmbio automático de oito marchas e tração integral.
Além dos novos motores, o SUV é o primeiro modelo da marca feito sobre a plataforma modular SPA, arquitetura que dará origem a seus futuros carros médios e grandes. Graças a ela, a Volvo conseguiu construir um utilitário de sete lugares, espaçoso e dinamicamente equilibrado. Somado a isso, o novo XC90 tem porte e pinta para concorrer com Audi Q7, BMW X5 e a dupla da Land Rover, Discovery e Range Rover Sport.
Como a concorrência, a Volvo investiu pesado em tecnologia e equipamentos. De série, o XC90 traz ar-condicionado com quatro zonas e teto panorâmico, sem falar nas parcerias com grifes no sistema de som da Bowers & Wilkins, além do inovador sistema multimídia desenvolvido com a Apple. Mas o destaque, claro, é o pacote de segurança. Além de ler placas de velocidade e frear automaticamente ao detectar uma colisão iminente com outros veículos, o carro agora reconhece também pedestres e ciclistas, conta com automático sistema de frenagem em esquinas e câmeras que escaneiam 360º do veículo. Tudo para ser considerado o SUV mais seguro do mundo.
Visualmente, no entanto, o carro não parece tão ambicioso. Para compor a nova identidade da marca, a Volvo se voltou para as origens. O resultado foi um carro de visual sólido e elegante, parecido em suas linhas com o XC90 original de 2002, com toques high tech. O interior segue uma linguagem minimalista e funcional, remetendo à essência do design escandinavo. Externamente, o destaque fica por conta dos faróis de led em forma de “T” horizontal em referência ao martelo de Thor, figura mitológica nórdica.
Ficha técnica
Preço: R$ 350.000 (estimados)
Motor: Transversal, 4 cilindros em linha,16 válvulas, turbo, gasolina
Cilindrada: 1.969 cm³
Potência: 320 cv a 5.700 rpm
Torque: 40,8 kgfm a 5.400 rpm
Transmissão/ tração: Automática de oito marchas, tração integral
Direção: Elétrica
Suspensão: Braços duplos triangulares na dianteira e traseira
Feios: Discos ventilados na frente e atrás
Pneus: 235/60 R19
Dimensões: Compr. 4,950 m, largura 2,140 m, altura 1,776 m, entre-eixos 2,984 m Capacidades:Tanque 71 litros / Porta-malas 692 litros
Peso: 2.760 kg
Preço: R$ 350.000 (estimados)
Motor: Transversal, 4 cilindros em linha,16 válvulas, turbo, gasolina
Cilindrada: 1.969 cm³
Potência: 320 cv a 5.700 rpm
Torque: 40,8 kgfm a 5.400 rpm
Transmissão/ tração: Automática de oito marchas, tração integral
Direção: Elétrica
Suspensão: Braços duplos triangulares na dianteira e traseira
Feios: Discos ventilados na frente e atrás
Pneus: 235/60 R19
Dimensões: Compr. 4,950 m, largura 2,140 m, altura 1,776 m, entre-eixos 2,984 m Capacidades:Tanque 71 litros / Porta-malas 692 litros
Peso: 2.760 kg
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