Anúncio 3

terça-feira, 21 de abril de 2015

Koenigsegg Agera


Agera é um hipercarro de motor central e tração traseira fabricado pela Koenigsegg, uma fabricante sueca. Sucessor do Koenigsegg CCX, o nome 'Agera' vem do verbo suíço 'agera', que significa 'agir' ou 'realizar alguma ação'. Foi eleito o hipercarro do ano pela revista Top Gear magazine.

Motor e performance


No início do desenvolvimento o carro foi equipado com um motor V8 de 4,7 litros com twin-turbo de palheta fixa, mas depois foi substituto por um V8 de 5 litros feito pela própria Koenigsegg para a versão de produção do mesmo. Este motor produz 960 cavalos a 7.100 rpm e 1.100 N·m (112 kgf·m) a 4.000 rpm. O peso do motor é de 197 kg, graças a sua construção de alumínio e um coletor de admissão feito de fibra de carbono. A transmissão é de 7 velocidades, dupla embreagem com paddle shifters (borboletas no volante). É a primeira transmissão de dupla embreagem a ter apenas um eixo de entrada. A segunda embreagem diminui a velocidade do eixo de entrada durante as trocas progressivas de marcha para reduzir o tempo de sincronização da próxima marcha, resultando em trocas de marchas mais rápidas. A transmissão pesa apenas 81 kg.

Exterior e interior


A carroceria do Agera é feita inteiramente de fibra de carbono com reforços estruturais de baixo peso. O teto rígido do carro é removível e pode ser guardado na tampa do capô dianteiro. O Chassi também é feito de fibra de carbono com reforços de alumínio em forma de colmeia no tanque de combustível para melhor distribuição de peso e segurança. A asa traseira é ajustada eletronicamente manualmente ou automaticamente para se ter uma melhor relação entre o coeficiente de arrasto e downforce, dependendo da situação e do clima. O Agera vem com rodas de alumínio forjado com um único parafuso de fixação para a roda, esta medindo 19 polegadas na frente e 20 atrás com um jogo de pneus Michelin Super Sport, que pode ser usado para velocidades superiores a 420 km/h. Outros destaques incluem o novo sistema de controle de tração, luzes de LED com um novo pacote "ghost", que utiliza nanotubo de carbono para brilhar nos botões de alumínio do carro.



Nenhum comentário: