Anúncio 3

quinta-feira, 16 de abril de 2015

PONTIAC (1926-2010)


Imagine uma marca de automóveis associada aos modelos esportivos que angariou durante décadas milhares de enlouquecidos fãs, especialmente americanos. Uma crise financeira e uma má gestão da empresa proprietária da marca e FINITO. A marca para de produzir, saí do mercado e deixa milhares de desolados fãs órfãos. Eis o triste fim da PONTIAC, uma das marcas de automóveis mais tradicionais e gloriosas.
-
A históriaA história de uma das marcas automobilísticas mais tradicionais dos Estados Unidos começou na verdade em 1899, quando foi fundada uma fábrica de carruagens chamada PONTIAC por Albert G. North e Harry G. Hamilton. Mas foi somente em 1926, quando a Oakland Automobile Co., uma subsidiária da General Motors, apresentou ao mercado no salão do automóvel de Nova York o primeiro automóvel com a marca PONTIAC, conhecido como Five-passenger Coach Pontiac, que realmente a marca surgiu no segmento automobilístico. A PONTIAC foi concebida para produzir carros de seis cilindros em linha que custassem o mesmo preço que concorrentes com motores de quatro cilindros, menos potentes. A estratégia da marca inicialmente era, portanto, oferecer mais por menos. A novidade agradou ao público, e três anos mais tarde, a empresa já havia fabricado 500.000 carros. Algum tempo depois a marca iniciou a produção de carros com motores oito cilindros em linha. O ponto forte desse motor era o custo, sendo mais barato que os concorrentes que utilizavam motores de oito cilindros em V, porém, esse motor em linha era mais pesado e desenvolvia potência inferior.



Com apenas uma década de vida, em 1936, a PONTIAC alcançou a marca de 1 milhão de veículos produzidos. No ano seguinte introduziu o modelo feito com carroceria toda em aço. Nesta época, o modelo mais caro da marca, o The Deluxe Eight, um sedã conversível, custava U$ 1.235. A partir da década de 40 a PONTIAC começou a aumentar o seu volume de vendas. Para isso contribuíram a introdução de uma caixa de velocidades automática em 1948 e o aparecimento da classe jovem com um nível de vida mais elevado, que se tornaram consumidores potenciais dos carros da marca. No início da década de 50 começou a ser introduzida no mercado a nova geração de automóveis PONTIAC, com linhas mais elegantes. Em uma dessas novas linhas, a grande novidade foi a aplicação de pára-brisas constituídos por apenas um vidro.



A partir de 1955 voltou a alterar as suas linhas, mas a mas a principal mudança estava sob o capô: um novo motor V8 que gerava 179 cavalos de potência. No ano seguinte, com a substituição do seu presidente, a marca passou a produzir automóveis mais esportivos, com maior comprimento e menor distância em relação ao solo. Pouco depois, em 1957, o tradicional logotipo da marca, uma flecha de índio estilizada (chamada “Red Arrowhead”), foi criado. Em 1961 deu início a modificação, aos poucos, de seus modelos tendo como objetivo a melhora do desempenho. O primeiro resultado destas mudanças foi o lançamento do PONTIAC GRAND PRIX. Em 1962 a marca tem o privilégio de montar o carro de número 75.000.000, um Bonneville conversível.


Em 1964 o PONTIAC GTO era lançado no mercado e se tornou um dos carros ícones da marca americana. Ele foi considerado o primeiro verdadeiro “muscle car” e foi responsável por iniciar uma febre por esse tipo de modelo nos Estados Unidos. Outro modelo muito famoso da marca lançado naquela época foi o Firebird, que possuía motores bastante potentes e firmou de vez a PONTIAC como montadora de automóveis esportivos. A crise do petróleo nos anos 70 obrigou a montadora a suspender a produção de modelos potentes e que consumiam enorme quantidade de combustível. As fábricas que produziam os esportivos passaram a produzir modelos menores e mais econômicos. Com isso a montadora começou a perder a identidade que havia conquistado. Na década de 80 foi lançado o primeiro automóvel da marca com tração dianteira, o Pontiac Phoenix. A partir disso o número de carros que saiam da fábrica com tração traseira começou a diminuir.



Em 1982 a nova geração do modelo Firebird marcou o regresso da PONTIAC ao segmento de carros de alto desempenho. As vendas só voltaram a melhorar em 1984, quando foi lançado o Fiero, um cupê com motor quatro cilindros e que depois ganhou um V6 de 140 cavalos. O carro era pequeno e oferecia bom desempenho por um preço acessível. No final desta década e início dos anos 90 dois importantes equipamentos de segurança começaram a equipar de série os modelos da marca: o ABS e o airbag. Nos anos seguintes, as plataformas compartilhadas entre várias marcas do grupo GM fez com que a identidade da PONTIAC continuasse a se perder. No início do novo milênio era lançado o Pontiac Aztek, um crossover com desenho de gosto muito discutível que foi um fracasso e acabou trazendo grande prejuízo para a marca. Em 2004 o famoso modelo GTO voltou a aparecer na gama de veículos PONTIAC. No ano seguinte foi lançado o Solstice, um simpático roadster compacto que compartilhava plataforma com o Opel GT e o Saturn Sky.


Nos anos seguintes, com uma gama de modelos que incluía o Solstice; o compacto G3; o sedã grande G8; a família média G6, composta por sedã, cupê e conversível; o coupé G5; o crossover Torrent, e o Vibe, uma mistura de hatch com minivan, a PONTIAC não conseguiu mais recuperar sua identidade esportiva e as vendas despencavam ano após ano. Com a crise financeira que assolou o mundo a partir de 2008 e a grave situação da GM, a gigante americana decidiu por fim há uma trajetória de 83 anos, com altos e baixos, da marca PONTIAC. Com as vendas em queda há alguns anos, a produção da montadora americana foi encerrada em 2010. O último carro a sair de uma linha de produção foi um PONTIAC G6, fabricado em Lake Orion, Michigan. Ele foi pintado na cor branca e não recebeu nenhuma celebração em especial. Nada de faixas, palmas ou coisas parecidas. Um fim triste para uma marca tradicional. Apesar da extinção da PONTIAC, a marca continua sob propriedade da GM e poderá voltar em futuro distante.


A linha do tempo
1957

● Lançamento do PONTIAC BONNEVILLE.
1962
● Lançamento do PONTIAC GRAND PRIX.
1964● Lançamento do PONTIAC GTO.
1967
● Lançamento do PONTIAC FIREBIRD.
1973● Lançamento do PONTIAC GRAND AM.
1995
● Lançamento do PONTIAC SUNFIRE.
2001
● Lançamento do PONTIAC AZTEK.
2002● Lançamento do PONTIAC VIBE.
2004
● Lançamento do PONTIAC G5.
● Lançamento do PONTIAC G4.
2005
● Lançamento do PONTIAC SOLSTICE.
● Lançamento do PONTIAC TORRENT.
2007● Lançamento do PONTIAC G8.



Os slogansDriving excitement.
We are driving excitement.
We Build excitement.
 (1983)
Built for Drivers.
Fuel for the soul.
Ignite the Feeling.
The Most Beautiful Thing in Wheels.
Built To Last 100.000 Miles.




Dados corporativos● Origem: Estados Unidos
● Lançamento: 1926● Encerramento: 2010
● Criador: General Motors● Proprietário da marca: General Motors Company● Website: www.pontiac.com
-
Você sabia?● A marca PONTIAC foi batizada com o nome de um chefe indígena que controlava a região dos Grandes Lagos norte americanos.

Nenhum comentário: