1º Passo, Bateria:
O Primeiro passo para se instalar ou mesmo escolher um som, é começar pela Bateria, pois não adianta ter um amplificador potente, e não ter a carga que ele necessita! É um dos erros mais comuns, pois além do amplificador trabalhar forçado podendo queima-lo, ainda o mesmo irá mandar muita distorção, torrando a bobina dos falantes.
Escolha de preferência baterias estacionárias, que tem maior vida-útil, duram até mais que dobro de tempo tocando o mesmo som, e principalmente, elas não dão manutenção e normalmente não liberam gases tóxicos ou corrosivos dentro de seu carro!
Escolha de preferência baterias estacionárias, que tem maior vida-útil, duram até mais que dobro de tempo tocando o mesmo som, e principalmente, elas não dão manutenção e normalmente não liberam gases tóxicos ou corrosivos dentro de seu carro!
2º Passo, Cabeamento:
Escolha sempre um cabeamento olhando para o manual do amplificador, e saiba que quando se passa um cabo com mais de 2 metros de comprimento, deve-se aumentar a bitola do mesmo, pois um cabo de 10mm de espessura, com 2 metros de comprimento, não dará o mesmo rendimento com 5 metros, normalmente perderá o dobro de sua corrente!
É por este motivo que indicamos sempre comprar cabos maiores, mesmo que não entrem no conector do amplificador, você poderá cortar uma parte para entrar, pois o maior problema é a distância!
O Cabo de Sinal (RCA) deve ser blindado caso você queira evitar transtornos com possíveis ruídos futuros, isso por que ele tem uma malha a mais e é mais grosso evitando estes ruídos! Também é indicado passar o cabo RCA separado do cabo de força, pois este vem do alternador, e quando ligar o carro poderá passar ruídos ao cabo de sinal RCA.
É por este motivo que indicamos sempre comprar cabos maiores, mesmo que não entrem no conector do amplificador, você poderá cortar uma parte para entrar, pois o maior problema é a distância!
O Cabo de Sinal (RCA) deve ser blindado caso você queira evitar transtornos com possíveis ruídos futuros, isso por que ele tem uma malha a mais e é mais grosso evitando estes ruídos! Também é indicado passar o cabo RCA separado do cabo de força, pois este vem do alternador, e quando ligar o carro poderá passar ruídos ao cabo de sinal RCA.
3º Passo, Proteção:
Nunca passe um cabo da bateria da frente para trás do carro sem o uso de um protetor, como porfa-fusíveis, pois todo a lataria do carro é conectada / aterrada ao polo negativo (-) da bateria original, então se você puxar um cabo positivo da frente para trás e tocar em qualquer parte da lata do carro, o mesmo irá incendiar!
O uso de uma proteção logo na saída da bateria (+) é super importante, pois caso o cabo passado para trás rompa, seja por alguém pisar em cima do estribo, ou por passar perto de materiais cortantes, o mesmo irá incendiar podendo colocar fogo em seu carro!
Após testarmos vários porta-fusíveis e disjuntores, chegamos à conclusão que o material que mais deixa passar corrente para sua instalação, são os “Porta Fusíveis” , que quase não tem percas na passagem da energia! Já os Disjuntores, infelizmente todos que testamos tiveram percas consideráveis de até mais de 30% na passagem da energia! Porém para instalar um porta-fusível correto, consulte o manual do seu amplificador para saber qual a amperagem à se utilizar, o melhor é utilizar o mais próximo ou pouco maior que o indicado.
O uso de uma proteção logo na saída da bateria (+) é super importante, pois caso o cabo passado para trás rompa, seja por alguém pisar em cima do estribo, ou por passar perto de materiais cortantes, o mesmo irá incendiar podendo colocar fogo em seu carro!
Após testarmos vários porta-fusíveis e disjuntores, chegamos à conclusão que o material que mais deixa passar corrente para sua instalação, são os “Porta Fusíveis” , que quase não tem percas na passagem da energia! Já os Disjuntores, infelizmente todos que testamos tiveram percas consideráveis de até mais de 30% na passagem da energia! Porém para instalar um porta-fusível correto, consulte o manual do seu amplificador para saber qual a amperagem à se utilizar, o melhor é utilizar o mais próximo ou pouco maior que o indicado.
4º Passo, PLAYER / Crossover:
Muitos tem dúvidas de qual o melhor para qualidade, funções, entre outros atributos, normalmente a gente indica ao cliente decidir se VAI ou Não utilizar crossovers, pois isto mudará tudo!
Caso você quiser um som mais básico, como coaxiais e 6x9, normalmente não precisará de um aparelho com várias saídas e cortes, então poderá pegar um modelo comum com uma saída RCA (par) que já irá se garantir!
Já um som básico com uso de sub-woofers, poderá escolher um aparelho com saída para sub-woofer que terá uma opção de corte de frequências para não deixar passar VOZ ao sub-woofer, porém dependendo do Amplificador o mesmo poderá fornecer o corte para sub no próprio amp, assim um Player básico também pode servir!
Para um som de mais qualidade, sem uso de crossover, é aconselhável comprar um Player com mais saídas e cortes ou equalização, muitos gostam de ter a maioria dos cortes na tela do Player, então neste caso o conselho seria um BOM player bem completo!
Já para um som de qualidade com mais vias, é aconselhável um Player de qualidade, não precisando de tantas funções, porém PRECISA de um crossover , e quem sabe um equalizador ou os dois juntos “ Processador de Audio” que fará os cortes preciso para cada via tocar o que foi feita para tocar, (Sem voz no sub, sem grave nos médios), e ainda uma equalização para deixar o som à seu gosto!
Caso você quiser um som mais básico, como coaxiais e 6x9, normalmente não precisará de um aparelho com várias saídas e cortes, então poderá pegar um modelo comum com uma saída RCA (par) que já irá se garantir!
Já um som básico com uso de sub-woofers, poderá escolher um aparelho com saída para sub-woofer que terá uma opção de corte de frequências para não deixar passar VOZ ao sub-woofer, porém dependendo do Amplificador o mesmo poderá fornecer o corte para sub no próprio amp, assim um Player básico também pode servir!
Para um som de mais qualidade, sem uso de crossover, é aconselhável comprar um Player com mais saídas e cortes ou equalização, muitos gostam de ter a maioria dos cortes na tela do Player, então neste caso o conselho seria um BOM player bem completo!
Já para um som de qualidade com mais vias, é aconselhável um Player de qualidade, não precisando de tantas funções, porém PRECISA de um crossover , e quem sabe um equalizador ou os dois juntos “ Processador de Audio” que fará os cortes preciso para cada via tocar o que foi feita para tocar, (Sem voz no sub, sem grave nos médios), e ainda uma equalização para deixar o som à seu gosto!
5º Passo, os alto falantes:
Os 6x9”: São projetados para quem quer um som interno “Básico” , sem o uso de sub-woofers! Normalmente são feitos com uma via de 6” por 9” de grave, que não dá um grave muito forte mas já é melhor do que ficar sem! A Outra via é um mid-range , onde normalmente é pequeno e rende uma voz mais ‘gritante’ , seguido por um mini-tweeter, que gera o agudo! É um sistema simples, barato, e renderá um som básico, sem tanta qualidade, mas muito comercializado no mundo todo!
Não indicamos falantes 6x9” para sons de alta qualidade, nem para Trio ou SPL, apenas para sons básicos onde só se utilizam os 6x9” no tampão e coaxiais nas portas.
Os Coaxiais / Componentes: Coaxial é um falante composto, por uma via de médio de 4” à 6” com um tweeter no meio, este por si é utilizado em sons básicos, como também, dependendo do seu material e especificações poderá ser utilizado em sons de maior qualidade.
Os “Componentes” normalmente são melhores pelo fato do tweeter vir separado, e normalmente com crossover passivo os acompanhando, estes kits são mais caros e normalmente são encontrados em 5” e 6” e são colocados nas portas e os tweeters no painel, em direção aos ouvidos, estes também são de mais qualidade que os encontrados nos coaxiais, normalmente!
Existem várias marcas e modelos de falantes para a frente dos carros, a dica é sempre pensar no que você realmente precisa, se é um carro para empresa, ou se é para seu dia-a-dia? Se você está satisfeito ouvindo um som básico, ou se você é exigente e quer algo mais eficiente e de qualidade superior?
Os cones de plástico da maioria dos falantes pequenos, normalmente não terá uma qualidade agradável aos ouvidos mais exigentes, muitos são feitos com plásticos comuns, mais pesados, sem qualidade, e outros com materiais mais leves, misturados, de maior sensibilidade e qualidade, isto vai depender do manual de cada fabricante, saber interpretar estes dados lhe ajudará muito a decidir qual o melhor!
Hoje os MELHORES falantes são de kevlar, um material de ótimo timbre, que agrada aos melhores ouvidos, porém a própria celulose já agrada a maioria, como outras misturas em PP, etc! Já os tweeters, algumas pessoas gostam dos titânio e outras dos de seda, porém gosto não se discute, o interessante é que o mesmo tenha uma resposta mais plana possível, gerando assim maior qualidade. A Dica fica em utilizar sempre amplificadores para reproduzir os mesmos, pois a maioria dos CD´s players tem no máximo 10wrms, não suportando a potência da maioria dos kits, que muitas vezes em volumes altos, distorcem o som rapidamente!
Os Sub-woofers: São projetados para quem quer um grave interno, normalmente são utilizados em caixas dutadas em porta-malas, e quando o ar empurrado pelos mesmos bate contra o porta-malas, o mesmo é jogado para várias direções, aumentando sua potência e compressão, porém em carros sedans é indicado caixas band-pass, onde está compressão é direcionada pelos dutos para dentro do carro.
Pelo fato dos sub-woofers automotivos possuírem bordas de borracha, sua frequência é limitada! Eles não conseguem reproduzir graves mais firmes ou voz, apenas graves muito extensos, pois sua borda de borracha e sua centragem super flexível não os deixam atingir frequências mais altas com eficiência! Por este motivo, não são indicados para trio elétrico, pois sua função é interna e depende da compressão e reflexão interna do carro para aumentar seu SPL, porém, em situações como garagens, quartos, salas, são muito fortes também, pois em ambientes fechados sua intensidade é melhor que em locais abertos sem reflexão.
Os Woofers: Ao contrário do que muitos imaginam, nem todos os woofers são “secos” ou o termo ‘cone-seco’ que é totalmente errado! Existem vários tipos de woofers, segue uma lista dos mais comuns:
Não indicamos falantes 6x9” para sons de alta qualidade, nem para Trio ou SPL, apenas para sons básicos onde só se utilizam os 6x9” no tampão e coaxiais nas portas.
Os Coaxiais / Componentes: Coaxial é um falante composto, por uma via de médio de 4” à 6” com um tweeter no meio, este por si é utilizado em sons básicos, como também, dependendo do seu material e especificações poderá ser utilizado em sons de maior qualidade.
Os “Componentes” normalmente são melhores pelo fato do tweeter vir separado, e normalmente com crossover passivo os acompanhando, estes kits são mais caros e normalmente são encontrados em 5” e 6” e são colocados nas portas e os tweeters no painel, em direção aos ouvidos, estes também são de mais qualidade que os encontrados nos coaxiais, normalmente!
Existem várias marcas e modelos de falantes para a frente dos carros, a dica é sempre pensar no que você realmente precisa, se é um carro para empresa, ou se é para seu dia-a-dia? Se você está satisfeito ouvindo um som básico, ou se você é exigente e quer algo mais eficiente e de qualidade superior?
Os cones de plástico da maioria dos falantes pequenos, normalmente não terá uma qualidade agradável aos ouvidos mais exigentes, muitos são feitos com plásticos comuns, mais pesados, sem qualidade, e outros com materiais mais leves, misturados, de maior sensibilidade e qualidade, isto vai depender do manual de cada fabricante, saber interpretar estes dados lhe ajudará muito a decidir qual o melhor!
Hoje os MELHORES falantes são de kevlar, um material de ótimo timbre, que agrada aos melhores ouvidos, porém a própria celulose já agrada a maioria, como outras misturas em PP, etc! Já os tweeters, algumas pessoas gostam dos titânio e outras dos de seda, porém gosto não se discute, o interessante é que o mesmo tenha uma resposta mais plana possível, gerando assim maior qualidade. A Dica fica em utilizar sempre amplificadores para reproduzir os mesmos, pois a maioria dos CD´s players tem no máximo 10wrms, não suportando a potência da maioria dos kits, que muitas vezes em volumes altos, distorcem o som rapidamente!
Os Sub-woofers: São projetados para quem quer um grave interno, normalmente são utilizados em caixas dutadas em porta-malas, e quando o ar empurrado pelos mesmos bate contra o porta-malas, o mesmo é jogado para várias direções, aumentando sua potência e compressão, porém em carros sedans é indicado caixas band-pass, onde está compressão é direcionada pelos dutos para dentro do carro.
Pelo fato dos sub-woofers automotivos possuírem bordas de borracha, sua frequência é limitada! Eles não conseguem reproduzir graves mais firmes ou voz, apenas graves muito extensos, pois sua borda de borracha e sua centragem super flexível não os deixam atingir frequências mais altas com eficiência! Por este motivo, não são indicados para trio elétrico, pois sua função é interna e depende da compressão e reflexão interna do carro para aumentar seu SPL, porém, em situações como garagens, quartos, salas, são muito fortes também, pois em ambientes fechados sua intensidade é melhor que em locais abertos sem reflexão.
Os Woofers: Ao contrário do que muitos imaginam, nem todos os woofers são “secos” ou o termo ‘cone-seco’ que é totalmente errado! Existem vários tipos de woofers, segue uma lista dos mais comuns:
- Sub-Woofers : São woofers projetados para reproduzir sub-graves abaixo de 60hz, assim como os sub-woofers automotivos, porém, estes por terem borda de tecido, conseguem reproduzir melhor e de forma mais plana os graves de 100 à 150hz também! Para saber se o woofer reproduz “Sub-Graves” bem extensos, procure em seu manual o parâmetro “ FS “ que é a frequência mínima que o mesmo reproduzirá com bom desempenho! Se for menor que 50hz ele reproduzirá sub-graves, e se for menor que 45hz, seu sub-grave é tão extenso que você irá se confundir com um sub-woofer automotivo! Normalmente são de 15”, 18” ou 21”, mas existem poucos modelos de 12” no mercado que ainda chegam a reproduzir menos de 50hz, porém a maioria de 12” é mais grave firme.
- Woofers de Grave e Pankadão: São woofers projetados para reproduzir graves tanto abaixo de 70hz, como acima de 150hz, normalmente seu FS é acima de 50hz, porém abaixo de 80hz, são utilizados em trio elétrico e até mesmo em som profissional, isto dependerá muito dos seus parâmetros, são falantes que ficam entre os médio-graves e sub-graves, considerados “mistos” pois muitos reproduzem tanto graves extensos como firmes, ou seja, desde “Rap/Hip-Hop até Pancadão automotivo! Normalmente são produzidos entre 12” e 15”. Os falantes de racha de som mais pesado que tem um grave um pouco extenso, além de firme, entrariam nesta categoria.
- Woofers de Médio-Grave: São falantes projetados para grave firme e voz , são utilizados em caixas ativas, line-arrays, home theater, etc.. Eles estão entre os woofers de sub-grave e os drivers/tweeters, são eles responsáveis por uma grande faixa de frequência, normalmente entre 100~150hz à 1200~2000hz, e existem tamanhos de 4” à 12” . Sem um médio-grave o som não terá qualidade, pois ficaria um ‘buraco’ entre o sub e as cornetas.
- Falantes “FullRange” : O nome FULL vem do inglês ‘cheio’ , é um falante projetado para tocar quase todas as frequências, de graves à médio-graves, normalmente de 50~70hz à 2000~5000hz! São muito utilizados em caixas ativas onde só se tem ele e um driver titânio, onde ele é responsável por reproduzir quase todas as frequências! Também é muito utilizado em auditórios onde se precisa de voz mas também de graves. Normalmente é encontrado em 12” e 15” .
Os Drivers e Tweeters: Ao contrário do que muitos imaginam, os drivers fenólicos não são melhores que os titânio, na real, seu timbre é diferente e por isso vai do gosto do cliente saber qual é o melhor para se utilizar!
Drivers fenólicos: São feitos de fibra de madeira, mais pesado que o titânio, e por isso tem menor rendimento/eficiência/dB , com a mesma potência aplicada. Também não conseguem vibrar muitas vezes por segundo, ou seja, não conseguem render no Agudo, precisando de tweeters para acompanhá-los, assim você gastará mais em amplificador e espaço físico.
Muitos gostam de utilizar as famosas ‘corneteiras’ e ainda não utilizam médio-graves, isto é errado! Todo som deve-se ter médio-grave, pois os drivers não tem boa eficiência na voz encorpada como os woofers de MG, e também os graves não tem boa eficiência em MG. Para se ter uma nitidez na música, ouvir de forma clara todos instrumentos, o médio-grave é essencial, não deixando um ‘buraco’ entre sub-graves e cornetas.
Drivers titânio: Seu flange é de titânio, um material mais leve que a fibra de madeira, por isso rende mais que os fenólicos com a mesma potência aplicada, além de conseguir reproduzir um bom agudo! Hoje no mundo é raro você encontrar um som profissional , como line array, caixas ativas, entre outros modelos, que não utilize um driver de titânio, por sua grande eficiência, muitas vezes chegando à ser duas, três ou quatro vezes maior que um fenólico do mesmo tamanho!
A Diferença entre os titânios é que quanto maior seu reparo, mais voz encorpada e menos agudo conseguiria render, pela física, porém à grandes drivers que rendem bem até de 1Khz à 18khz, mais que suficiente para maioria dos ouvidos!
Muitos vendedores falam “MAL” dos drivers titânio por não saberem utilizar, não usam crossovers corretos, cortes errados, e ainda, sem médio-grave , os forcando à baixas frequências! Também falam que queima fácil, porém a bobina queima, não o flange! E sempre que ‘queima’ é mal uso, distorção, etc.. Então indicamos sim drivers titânio pela grande eficiência, você economiza espaço , amplificador, bateria!
Super Tweeters: São falantes projetados para super-agudos, entre 5Khz à mais de 20Khz, porém nosso ouvido normalmente consegue ouvir até 17 ~ 20Khz! Normalmente são utilizados com drivers fenólicos e também , em conjunto de titânios maiores, quando se quer de qualquer forma ter qualidade e reproduzir 16~20khz bem reproduzidos, porém não há tal necessidade já que a maioria de nós não escuta este agudo tão ‘fino e baixo’.
Drivers fenólicos: São feitos de fibra de madeira, mais pesado que o titânio, e por isso tem menor rendimento/eficiência/dB , com a mesma potência aplicada. Também não conseguem vibrar muitas vezes por segundo, ou seja, não conseguem render no Agudo, precisando de tweeters para acompanhá-los, assim você gastará mais em amplificador e espaço físico.
Muitos gostam de utilizar as famosas ‘corneteiras’ e ainda não utilizam médio-graves, isto é errado! Todo som deve-se ter médio-grave, pois os drivers não tem boa eficiência na voz encorpada como os woofers de MG, e também os graves não tem boa eficiência em MG. Para se ter uma nitidez na música, ouvir de forma clara todos instrumentos, o médio-grave é essencial, não deixando um ‘buraco’ entre sub-graves e cornetas.
Drivers titânio: Seu flange é de titânio, um material mais leve que a fibra de madeira, por isso rende mais que os fenólicos com a mesma potência aplicada, além de conseguir reproduzir um bom agudo! Hoje no mundo é raro você encontrar um som profissional , como line array, caixas ativas, entre outros modelos, que não utilize um driver de titânio, por sua grande eficiência, muitas vezes chegando à ser duas, três ou quatro vezes maior que um fenólico do mesmo tamanho!
A Diferença entre os titânios é que quanto maior seu reparo, mais voz encorpada e menos agudo conseguiria render, pela física, porém à grandes drivers que rendem bem até de 1Khz à 18khz, mais que suficiente para maioria dos ouvidos!
Muitos vendedores falam “MAL” dos drivers titânio por não saberem utilizar, não usam crossovers corretos, cortes errados, e ainda, sem médio-grave , os forcando à baixas frequências! Também falam que queima fácil, porém a bobina queima, não o flange! E sempre que ‘queima’ é mal uso, distorção, etc.. Então indicamos sim drivers titânio pela grande eficiência, você economiza espaço , amplificador, bateria!
Super Tweeters: São falantes projetados para super-agudos, entre 5Khz à mais de 20Khz, porém nosso ouvido normalmente consegue ouvir até 17 ~ 20Khz! Normalmente são utilizados com drivers fenólicos e também , em conjunto de titânios maiores, quando se quer de qualquer forma ter qualidade e reproduzir 16~20khz bem reproduzidos, porém não há tal necessidade já que a maioria de nós não escuta este agudo tão ‘fino e baixo’.
6º Passo, A Acústica de cada Carro:
Você já deve ter ouvido um som em um carro e o mesmo em outro que rendeu mais certo? Isto acontece por que a frequência de cada carro, o isolamento acústico, a reflexão do som em cada tipo de estofamento, influencia no som como um todo!
- No grave, um carro SEDAN, normalmente terá rendimento inferior à um carro PERUA ou SUV, que serão inferiores à um hatch menor!
- Um estofamento de couro, liso, reflete mais o som do que um de tecido, melhorando o som;
- Um carro com o painel / frente menor terão um rendimento maior em medições de SPL;
A dica é que caso seu carro não tenha um bom isolamento, você poderá melhorar isso com manta asfáltica entre outros produtos que reforcem a acústica de seu carro!
Já para carros do tipo SEDAN, a dica é utilizar caixas BAND-PASS que centralizam o grave nos dutos, assim você poderá ‘mirar’ os dutos para os ‘buracos’ do tampão, fazendo com que o grave passe para dentro do veículo e assim terá um bom rendimento interno! Porém são caixas muito complicadas de calcular, e você precisa de um profissional capacitado para o mesmo projeto, seguindo claro as saídas de ar do porta-malas para dentro do carro!
Já para carros do tipo SEDAN, a dica é utilizar caixas BAND-PASS que centralizam o grave nos dutos, assim você poderá ‘mirar’ os dutos para os ‘buracos’ do tampão, fazendo com que o grave passe para dentro do veículo e assim terá um bom rendimento interno! Porém são caixas muito complicadas de calcular, e você precisa de um profissional capacitado para o mesmo projeto, seguindo claro as saídas de ar do porta-malas para dentro do carro!
7º Passo, o Amplificador:
Este talvez seja o passo mais difícil pois existem muitos modelos no mercado, e as vezes, os parâmetros de consumo, potência e frequência confundem o consumidor!
Hoje a tecnologia dos amplificadores nacionais está tão grande que os chineses estão nos copiando! Isto significa que o Brasil é um país autossuficiente e com tecnologia TOP!
Indicamos sempre amplificadores com eficiência maior, isto por que a eficiência está ligada ao consumo, por exemplo:
Hoje a tecnologia dos amplificadores nacionais está tão grande que os chineses estão nos copiando! Isto significa que o Brasil é um país autossuficiente e com tecnologia TOP!
Indicamos sempre amplificadores com eficiência maior, isto por que a eficiência está ligada ao consumo, por exemplo:
- Um amplificador classe AB, tem 50% eficiência, por isso são grandes e pesados, sua carcaça de alumínio serve apenas para dissipar o calor gerado, então dos 100% da energia de sua bateria, 50% vai para o “lixo” ou seja, para aquecimento!
- Agora você ficará feliz em saber que a maioria dos amplificadores “Digitais” do Brasil, tem eficiência maior que 70%, chegando a 95% de eficiência! Ou seja, se colocasse dois amps com a mesma potência porém um com 50% e outro 95% eficiência, um deles tocaria o DOBRO de tempo que o outro, e ainda, precisaria de uma fiação mais fina que o outro!
Este é um item que normalmente você dependerá de um bom profissional para fazer a mesma que caiba em seu projeto, com suas medidas, e ainda esteja sintonizada em seu ‘gosto musical’, pois um erro na litragem ou duto, pode fazer o seu rendimento cair mais que o dobro!
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