Amplificadores e Instalações em Alta Voltagem / Hi Volt:Perigo: A voltagem máxima que o corpo humano suportaria um ‘choque’ de corrente Contínua (DC) com baterias, por exemplo, é em torno de +- 250 Volts, visto a resistência ôhmica de cada corpo, dependendo também da amperagem utilizada, por isso não indicamos aos nossos clientes utilizarem instalações com mais de 18 / 19 baterias, pois há risco de morte.Normalmente os maiores choques acontecem por distração, normalmente quando o instalador aterra o negativo da primeira bateria na lata, e assim ao encostar uma das mãos no carro e outra em qualquer uma das baterias da série , ou mesmo no positivo do amplificador, o mesmo tomará um baita choque! Dicas para Instalação:Para não corroer seu carro, utilize sempre baterias estacionárias de preferência com filtro para não sair muito ácido, pois as baterias comuns, soltam vapor ácido principalmente ao carregar, e isso poderá corroer a parte interna do veículo como também equipamentos eletrônicos, amps, crossovers, cabos, conectores/plugs e tudo mais! Além do que as baterias estacionárias duram muito mais anos de vida útil e normalmente não precisam de manutenção, sendo assim melhores para este tipo de sistema.Utilize sempre terminais e conectores bem firmes, e ao fim da instalação puxe todos os cabos para ver se estão bem presos e não vão sair com um ‘puxão’, pois se isto acontecer poderá queimar o amplificador ou mesmo cair seu rendimento. Como o consumo de amps Hi Volt são mais baixos que os 12Volts, siga a indicação do manual do fabricante para Amperagem x Voltagem x Impedância final à utiliza-lo, para saber qual o cabeamento mais correto à se utilizar. Qualquer falha entre uma das baterias da série já será suficiente para problemas no amplificador e sua potência, então desde a primeira até a última bateria devem estar 100% conectadas da mesma forma. Como funciona a Amperagem das baterias:No sistema Hi Volt, se você ligar 5 baterias de 100Amp. em série, ou 10 baterias 100Amp., ou 100 Baterias de 100Amp. a amperagem final continuará à ser 100 Amp.! Diferente do sistema em Paralelo, na qual a voltagem permanece a mesma, e a amperagem aumenta, pois no sistema comum, paralelo, se você colocar 4 baterias de 100 Amp paralelas, o resultado será a mesma voltagem (12v) porém 400 Amperes finais (somam-se todas).Posso colocar uma bateria Maior ou Menor na série?Na realidade, o consumo do amplificador será +/- igual para todas baterias, então quando se coloca uma MENOR, esta será desgastada antes das outras, comprometendo toda a série, e para piorar, normalmente os polos das menores são menores (menos condução) que de baterias maiores, prejudicando a passagem de corrente de toda série, então NÃO use baterias RUINS ou MENORES que a maioria, de preferência compre todas novas de uma só vez!Colocar baterias MAIORES na série pode ser feito sim, por exemplo, você tem 17 baterias de 100 Amp e quer botar mais duas de 120 amperes, isso pode ser feito sem problemas, mas verifique quando carrega-las pois teoricamente elas precisarão de uma carga maior. Obs: Muitos indicam colocar uma bateria MAIOR no início e fim da série, isto não funciona! No caso da ligação em série deve-se ter por base a bateria mais FRACA, pois quando a mesma zerar, quebrará à série, e também, uma bateria RUIM no meio da série, compromete tudo! Potência dos amplificadores:Não existe “ Mágica” na matemática, se o amplificador pede 19 baterias de 120 amperes, para render 50.000wrms à 0.5ohms, e você colocar 02 Amplificadores nas 19 baterias de 120 Amp, terá então 25.000wrms à 0.5ohms POR amplificador, ou seja, vai dividir o consumo entre eles, sobrando assim 120/2=60 Amperes por amplificador.Já vimos muitos carros grandes com 2, 3, 5, 8 amps utilizando um só banco de baterias, isto não seria errado, caso o usuário dimensionasse a carga das baterias para tal uso, por exemplo, utilizar 02 Amps que pedem 60 Amperes cada, utilizando baterias de 120Amperes, ou utilizar baterias de 220 Amperes para 04 amps que pedem 55 Amperes cada amp! Agora, se o usuário colocar baterias de 60amperes para 02 amps que pedem 60 cada, dando 30 amperes por amp, sua potência cairá pela metade, e provavelmente o som não terá muito ‘Peso’ ficando também sem qualidade! Infelizmente há vários fabricantes discordando uns dos outros, quanto à potência final dos amplificadores, talvez pelo método de medição ou PICO que cada um coloca em seu manual, mas a SOMSC.com.br indica sempre baterias de boa amperagem, e de preferência estacionárias. Impedância x Amperagem x Voltagem:Os amplificadores em alta tensão, normalmente são dimensionados em seus manuais a sua potência de acordo com a IMPEDÂNCIA FINAL em que serão utilizados:
O Problema está nos 0.25ohm, que é realmente quase um curto, fará os amplificadores aquecerem mais e consumirem o dobro do que à 0.5ohm, então é necessário para fazer este tipo de ligação, CABOS mais grossos (Dobro de 0.5ohm), Bateiras maiores (Dobro de 0.5ohm), e indicamos não utilizar nunca mais voltagem/baterias do que o indicado no manual, para ser realista indicamos utilizar até menos quantidade para não aquecer/forçar tanto o amplificador! Voltagem no sistema, para um leigo entender de forma simples, são os elétrons que movem a energia, e amperagem seria a carga, é como um copo cheio de água que vai esvaziando conforme é utilizada! Para um leigo entender é como se a voltagem empurra a amperagem aos amplificadores, então você precisa de AMBOS para o sistema funcionar! Caso você tenha muito de um e pouco do outro, o sistema não estará em equilíbrio e o SOM não irá sair com boa precisão / qualidade. Por isso não adianta colocar baixa amperagem e aumentar a quantidade, não vai ficar tão bom, perderá peso, etc. |
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domingo, 29 de março de 2015
Amplificadores Hi Volt / Alta Voltagem
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