Anúncio 3

terça-feira, 31 de março de 2015

Autódromo Nürburgring Alemanha

Sendo apaixonado pelo mundo automotivo, já ouvi falar muito no autódromo de Nürburgring, e garanto que todos que tem o mesmo sentimento que eu, já ouviu falar também, por isso resolvi fazer esse post, sobre o Autódromo.

Nürburgring é o nome de um autódromo na cidade de Nürburg, próximo à Colônia e Frankfurt, naAlemanha.
Foi a sede anual do Grande Prêmio da Europa de Fórmula 1 até 2007. Foi inaugurado em 1927 e o traçado original da pista tinha aproximadamente 28 km, posteriormente foi criado um novo traçado de 22 km de extensão e era utilizado pela Fórmula 1 na década de 1960. Atualmente é utilizado outro traçado de 5,148 km, porém o traçado de 22 km ainda permanece, servindo apenas para os conhecidos "Track days", um dia em que as pessoas podem ir ao autodrómo e acelerar a vontade com seus carros, e para corridas de longa duração.
Durante os últimos 80 anos, todos os tipos de eventos tiveram Nurburgring como palco, de corridas locais de menor expressão até corridas do automobilismo top mundial. Antes da Segunda Guerra Mundial, as primeiras corridas de Grandes Prêmios de motos e de automóveis na Alemanha foram realizadas ali. E durante o período pós-guerra, a pista recebeu corridas de F1 e do mundial de motos, bem como corridas de endurance, como as famosas 1000 km de Nurburgring e os seus maravilhosos protótipos.
Abaixo o mapa do autódromo:


Inicialmente o circuito de Nurburgring foi criado com 3 objetivos:
  • Para corridas.
  • Para ser uma pista de testes para os fabricantes alemães.
  • Para uso pelo público.
Os primeiros 2 objetivos são aplicáveis a praticamente todos os circuitos permanentes. Mas o terceiro objetivo não é algo comum e até os dias de hoje qualquer um que pague ingresso poderá percorrer com o seu carro ou moto o anel norte (Nordschleife) do circuito, respirando a própria história do automobilismo.
Também é usado para fazer o famoso festival de rock intitulado Rock Am Ring, que é um festival músical que acontece desde 1985.
Hoje em dia o anel norte ainda é usado para algumas competições. As 24 Horas de Nürburgring é o evento principal do ano, para carros de GT e de turismo. Outros eventos são o Eifel Klassik, uma grande corrida de carros históricos e algumas corridas nacionais também. Ultimamente está sendo usada como pista para desenvolvimento e testes de carros superesportivos, como o Nissan GT-R e oJota.
Quanto ao anel sul (Sudchleife) de Nurburgring, o seu destino é um pouco mais triste. Cerca de 70 % dele foram destruídos em 1983 para a construção da atual pista de F1 e o pouco que resta virou simplesmente estrada.

Nenhum comentário: