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domingo, 29 de março de 2015

Baterias para Som

Algumas dicas de qual bateria utilizar no seu som.

Baterias:

A Bateria é um acumulador de carga, ou seja, quanto maior sua “Amperagem” mais tempo o sistema vai tocar, porém, se não tiver uma bateria adequada ao “Consumo” do seu equipamento, poderá fazer com que force as placas da bateria (descarga rápida demais para mesma), e principalmente os amplificadores, quando mal alimentados, produzem muito mais distorção, sua fonte não alimenta corretamente a saída, podendo simplesmente queimar o amplificador e também os alto-falantes!

Existem vários cálculos , para se saber o quanto de amperagem é necessária para render o RMS do amplificador, mas para qualquer bateria de partida (carro/caminhão) se indica somar o RMS dos amplificadores e usar 100 Amperes para cada 1000wrms de amplificador classe D , se for classe AB usar 40% mais! Caso for bateria ESTACIONÁRIA, como Moura Clean, Freedom da Heliar, (Ou importadas Newmax,Actpower, FirstPower , etc), a dica é usar em torno de 65 amperes para cada 1.000wrms de amplificador classe D !

Baterias Comuns (Partida): Foram projetadas com placas mais finas, apenas para dar partida no motor, e no máximo ligar um som original, a mesma coisa acontece com as de caminhão, servem para partida e manutenção dos equipamentos. Não são projetadas para durar tantos anos, seu custo é mais baixo, e a média de vida-útil è de 01 à 03 anos, isso dependerá do uso e da marca da mesma, a qualidade de sua fabricação, materiais utilizados, reciclagens, etc.

Um exêmplo de Preço x Qualidade: A Bateria “Zettta” é uma bateria da empresa “Moura”, porém, por ser ‘Reciclada’ sua garantia é de 06 Meses, já a bateria “Moura” original, que ainda não foi reciclada, tem a garantia de 12 Meses, e seu preço normalmente é quase dobro mais caro! Isso acontece com praticamente todas as grandes fábricas de baterias, que conseguem utilizar o casco mais uma vez, porém o rendimento/durabilidade cai bastante.

Baterias “Mentirosas”: NÃO Existe bateria de 12Volts com 400 Amperes, no mesmo tamanho das de caminhão de 220Ah.. Normalmente são fabricas menores, que compram uma bateria de 200~220 amperes as vezes até já utilizada, e jogam cal que é barato para pesar mais, para passarem a ‘lábia’ nos clientes, pois normalmente estas tem a mesma MEDIDA das baterias de marca de +- 220 amperes como Heliar/delco/Moura/etc..! Então são baterias que não terão uma vida útil tão longa como uma bateria de “Marca” que segue o INMETRO / Anatel, e além disso mentem a potência em até 100/150% !

Baterias de 90 à 100 amperes com tamanhos menores: O Mesmo golpe! Normalmente são baterias de 70 Amperes com o rótulo de maior amperagem, ou mesmo pra “Som” só para vender mais, e muitas vezes já são baterias reutilizadas!

Baterias Estacionárias: Foram projetadas com placa mais grossas, projetadas para no-breaks, subestações, luzes emergência, etc.. Onde é necessário manter a voltagem alta, por muito tempo, sem quedas, e também, com baixa manutenção, ou seja, sua durabilidade é maior também, normalmente os fabricantes desse tipo de bateria dão até 2 anos de garantia, pois dependendo do modelo pode durar até mais de 5 anos! 
TIPOS: A Famosa bateria de “GEL” existe, mas quase não se encontra, nada mais é que uma AGM com liga gelatinosa para aguentar mais calor, pois as baterias AGM só tem a vida-útil grande mesmo se ficarem em ambientes controlados, com 25~30graus, se você botar num carro se indica usar isopor e manta térmica para a mesma ter uma vida-útil maior, no caso a de GEL não é melhor que a AGM normal, apenas aguenta mais calor, mas raramente é vista no mercado, só em casos muito específicos pelo seu alto custo (quase dobro das AGM)!

Optima: É uma bateria AGM, não é de gel.. são de uma fibra acida enrolada em tubos, para alta partida, ciclo profundo, e aguentam mais calor e vibração pelo modo que são feitas, mas sua potência é a mesma que uma AGM da mesma amperagem!

Moura Clean e Freedom/Heliar: As duas são muito semelhantes em vida útil e potência fornecida, porém tem alumas diferenças entre picos/duração, e também emissão de gases, tudo poderá ser comparado nos sites destes fabricantes, analisando seus manuais.

São baterias fabricadas no Brasil, com assistência técnica em praticamente todas as regiões, e por isso podem ser consideradas de melhor custo x benefício do Brasil! São muito semelhantes às AGM quanto a potência e vida útil de 05 à 08 anos, com bastante ciclos, e no caso podem até suportar mais calor dependendo do modelo.
São baterias que vão lhe render mais horas de som que as de partida/comuns, e chegam à ter 02 anos garantia, porém esta garantia de 2 anos só é dada para uso profissional com técnico analista.

Espaço: Uma bateria de 150 AH Estacionária é menor e dura mais que uma de 220Amp Comum (Que muitos vendem como 400 ou mais amperes..), normalmente duram até 2 à 3 vezes mais que as de partida, em horas e vida útil.

Durabilidade / Investimento para vários anos: Água acida dura mais ou menos 2 à 3 anos, Estacionárias duram em média de 05 à 08 anos e existem algumas que vão até 10 anos! Isso dependerá do cuidado e uso do cliente.

Ciclos: A Vida útil além de ser medida em anos, também é medida pela ciclagem, ou seja, quantas vezes a bateria poderá carregar e descarregar, neste quesito todas as baterias estacionárias dão um show de mais de 150 % em cima das baterias comuns!

DICAS MUITO IMPORTANTES:

Independente de “Marcas” qualquer bateria deve ser “Carregada após seu uso” pois se você não carrega-la depois de usar, o ácido fica preso na placa, deteriorando a mesma, com isso a vida-útil da mesma não será tão longo!

Nunca deixe uma bateria cair de 11.0 Volts, na realidade a voltagem limite está entre 10.5V à 10.8 volts, porém caso alguma vez isto acontecer, carregue-a com carga lenta (5%) por até 24 horas ou mais, até que esteja 100% carregada.

Nunca force baterias que não foram projetadas para grandes descargas rápidas, pois se a bateria foi feita para uma descarga máxima de 50 Amperes e você coloca-la em um amplificador que consuma mais que isso vai danifica-la! É comum ver usuários colocando UMA Bateria em amplificadores que pedem DUAS, isso fará a vida útil cair drasticamente pois você estará forçando toda sua estrutura!

Não as carregue com mais de 14.4 Volts, pois muitas baterias de 12V não suportam voltagens altas, isso poderá queimar as placas e a vida-útil cairá drasticamente! Porém há baterias estacionárias que tem sua estabilização acima desta voltagem, neste caso é bom olhar seu manual e tirar dúvidas com seu revendedor.

Dúvidas mais comuns:

Não é correto utilizar estas baterias estacionarias na frente do carro pois a temperatura próxima do motor é muito elevada para as mesmas, apesar de que existem alguns modelos especiais para isso, como optimas e Agm com liga de Gel.

Muitos de nossos clientes utilizam as baterias estacionárias em conjunto com Alternador do carro, isso pode sim danificar um pouco, mas temos clientes que fazem isso à anos e nunca aconteceu nada, isto dependerá da potência do filtro do ripple de cada alternador (ruído/frequência ac) , e como normalmente são baixos estes números, não acreditamos ser algo preocupante / expressamente proibido de se praticar!

Também tome cuidado e leia o manual, muitas delas não aguentam muito calor, as AGM por exemplo são feitas para 25 Graus C. então se for utilizar no carro, 30 graus, o bom é colocar isopor ao redor, para maior durabilidade, muitas delas mesmo AGM suportam 30, 35 Graus, porém sua vida útil será menor, isto pode ser visto no seu manual.

Bateria ESTACIONÁRIA + COMUM: A Dica é medir a voltagem de cada bateria, caso uma delas esteja em 12.6 volts e a outra em 13 volts, vai ocorrer um cabo-de-guerra, não é bom para a bateria de maior voltagem, o correto seria não interliga-las, porém, se uma estiver 12.7V e a outra 12.6V não haverá tanto problema.

Estacionária como única, utilizando-a para partida do carro: Não é aconselhado porém já tivemos clientes que nem utilizavam baterias comuns, apenas estacionárias atrás dos bancos, ligadas com cabos grossos até à frente, e assim não utilizavam comuns na frente, apenas as Estacionárias, esta é uma pratica que pode sim danificar a vida-útil da mesma, porém, não sabemos em quanto! Mas há clientes que a fazem, porém poderão perder a garantia caso algo ocorra à mesma.

Voltagem abaixo de 12.6Volts: Nem sempre significa que a bateria está ruim, as vezes é uma questão de sulfatização dos elementos químicos, neste caso, é bom cicla a bateria para ver se a mesma volta ao normal! Para isto basta deixar a mesma cair até 10.8 Volts, e logo após carrega-la de forma lenta (5%) normalmente fontes de 2 Amperes, por várias horas (24hs) depende da carga dela, e feito isso após algumas horas parada, fazer um teste com a mesma para ver se voltou ao normal.

Outro caso comum é um dos vasos estar sem água/acido, ou em curto, ou estragado, e neste caso cairá em média de 2 Volts.

Não segurando carga: Normalmente quando você tem uma bateria à horas no carregador e ao ligar uma resistência / amplificador em cima da mesma, e esta por sí cair a voltagem muito rapidamente, normalmente não tem o que fazer, o correto é levar a mesma à uma empresa de baterias que possa dar o fim correto à mesma, normalmente estas revendas pagam pelo casco! Também as mesmas normalmente tem equipamentos para testa-la em sua frente!

Receptação de Mercadoria Roubada é crime! Não compre baterias SEM nota fiscal!

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