Dois anos depois do fim do Tempra Turbo, seu sucessor chegava às ruas. Era o Marea Turbo, oferecido somente com quatro portas, mas com um motor 2 litros de 5 cilindros com 20 válvulas vindo do italiano Fiat Coupé. A potência era de 182cv em vez dos 220cv do primo europeu.
Assim mesmo foi o carro mais potente do país até 2003, quando a Volkswagen lançou o especial Golf VR6. Mas os 182cv foram suficientes para levar o Marea a 223km/h de velocidade máxima e arrancar em direção aos 100km/h em 7,9 segundos, outro recorde que foi igualado somente em 2007 pelo Civic Si.
O Marea Turbo era um esportivo discreto. As diferenças eram o volante de couro perfurado, instrumentos do painel com fundo claro, rodas esportivas e os respiros no capô. O Marea não conseguiu repetir o sucesso do Tempra, mas sua versão esportiva foi desejada pelos fãs de esportivos e durou até 2007, quando a Fiat decidiu manter somente a motorização 1.6, assumindo o fim da trajetória do modelo.
Peso 1360kg
Potência 182cv
Torque 27kgfm
Velocidade máxima 223km/h
Aceleração (0-100km/h) 7,9s
Relação peso x potência 7,47kg/cv
Potência 182cv
Torque 27kgfm
Velocidade máxima 223km/h
Aceleração (0-100km/h) 7,9s
Relação peso x potência 7,47kg/cv
Tempra Turbo (1995-1996)
Com o Uno Turbo no mercado, a Fiat não escondia o fato de que o recurso logo chegaria ao Tempra. E foi em 1995 que a fabricante italiana apresentou o Tempra Turbo, um esportivo de origem italiana com 165cv, capaz de atingir 212km/h de velocidade máxima, o que fazia dele o segundo carro mais veloz do país, atrás somente do Omega, que tinha a mesma potência, mas era equipado com motor de 3 litros e 6 cilindros.
O Tempra Turbo foi oferecido somente com duas portas, como um legítimo esportivo deve ser. Também tinha molas e amortecedores especiais, cambagem negativa na frente, rodas de liga leve de 14 polegadas e aerofólio na tampa traseira. Assim como o Uno Turbo, o Tempra trazia termômetro do óleo e manômetros de óleo e do turbo.
Apesar do sucesso do Tempra Turbo, em 1997 a Fiat substituiu o modelo pela linha Stile, que tinha um ar mais sofisticado e sóbrio e restringia a esportividade ao desempenho do modelo. Seu sucessor foi o Marea Turbo, um sedã esportivo que foi o legítimo sucessor do Tempra Turbo, pelo carisma e pela essência esportiva.
Peso 1275kg
Potência 165cv
Torque 26,5kgfm
Velocidade máxima 212km/h
Aceleração (0-100km/h) 8,2s
Relação peso x potência 7,72kg/cv
Potência 165cv
Torque 26,5kgfm
Velocidade máxima 212km/h
Aceleração (0-100km/h) 8,2s
Relação peso x potência 7,72kg/cv
Vectra GSi (1993-1996)
Já fazia quase 7 anos que a Chevrolet não produzia nenhum esportivo. O último havia sido o Monza S/R em 1987, com seu motor 2.0, suspensão e câmbio especiais. A chegada do Vectra ao país dava continuidade à renovação da gama Chevrolet no Brasil e a deixaria em sintonia com a Opel.
Por isso a marca decidiu montar no país a versão esportiva do Vectra, o GSi. Com motor 2.0 e cabeçote especial com 16 válvulas, o esportivo tinha 150cv e um desempenho surpreendente, chegando aos 215km/h. Em relação às demais versões o GSi tinha, além da mecânica especial, o volante vindo do Calibra, de menor diâmetro, rodas exclusivas e um discreto spoiler na tampa do porta-malas. Foi produzido até 1996, ano de lançamento da nova geração que, infelizmente, não trouxe um esportivo.
Peso 1220kg
Potência 150cv
Torque 20kgfm
Velocidade máxima 215km/h
Aceleração (0-100km/h) 8,5s
Relação peso x potência 8,13kg/cv
Potência 150cv
Torque 20kgfm
Velocidade máxima 215km/h
Aceleração (0-100km/h) 8,5s
Relação peso x potência 8,13kg/cv
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