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domingo, 3 de maio de 2015

JIPE FEITO PELA BOEING


A Boeing fabrica de tudo, jatos de grande porte, caças, helicópteros, drones e, até mesmo, carros. Pois é, a gigante aeroespacial norte-americana tem entre seus projetos o Phantom Badger, um jipe militar criado especialmente para ser levado em outro projeto da casa, o V-22 Osprey. Trata-se de uma aeronave de decolagem vertical, capaz de combinar a agilidade de pousar em qualquer lugar de um helicóptero com a rapidez de um avião turbohélice. Mas, com uma fuselagem de 17,8 metros de comprimento, o V-22 é bem menor que um Hércules C-130 e seus 30 metros. Então estava na hora de encontrar um veículo menor do que os atuais Humvees (a versão militar do Hummer).

Se o cargueiro veterano leva até três Humvees, não ficaria bem para uma aeronave tão polivalente ser incapaz de embarcar um utilitário, especialmente necessário em operações das forças especiais. Por isso mesmo, a Boeing mirou em um veículo menor, capaz de justificar o nome mimoso de texugo fantasma (Phantom Badger), embora seus 4,57 m de comprimento ainda sejam do tamanho de um sedã médio. Há ainda uma versão mais enxuta dotada de entre-eixos mais curto. Para embarcá-lo no Osprey, basta rebater os bancos, o que reduz a altura de 1,65 m a 1,52 m. No caso de aeronaves maiores como o cargueiro a jato Boeing C17 Globemaster III, até 10 Phantom Badgers podem ser usados. Curiosamente, não é o primeiro veículo de quatro rodas feito pela Boeing, que nos anos 70 construiu em conjunto com a General Motors o buggy lunar usado pela Nasa nas missões Apollo 15, 16 e 17, entre 1971 e 1972.



Feito em parceria com a MSI Defense, o Phantom lembra as proporções mais compactas do Jeep Willys de 1941. Não é o único ponto em que ele demonstra a sua praticidade. O motor 3.0 V6 é flex. Em nome da logística, funciona tanto com diesel convencional quanto com JP-8, um combustível a base de querosene que vale tanto para os aviões militares da OTAN quanto para seus veículos de terra. 

São cerca de 240 cv de potência e respeitáveis 56 kgfm de torque, capazes de levar a carga total de 3.400 kg até os 134 km/h. Ele acelera de zero a 88 km/h (o exército americano se vale de 55 milhas por hora como medida) em menos de 15 segundos. A autonomia oferecida pelo tanque de 83,3 litros é de 725 km, que dá uma média de 8,7 km/l de JP-8. Normalmente, a tração é traseira, mas há 4X4 com reduzida e blocante em ambos diferenciais. A capacidade de carga chega a 1.587 kg.



Melhor do que os números de desempenho é a agilidade. Há uma opção em que as quatro rodas esterçam, não apenas as dianteiras, o que diminui o diâmetro de giro de bons 9,75 metros para ótimos 7,47 m. Na hora de encarar terrenos alagados, o Phantom atura até 90 centímetros de água.

Graças à carroceria aberta dotada apenas de um santoantônio retrátil, o Badger aproveita razoavelmente o espaço. A capacidade é para cinco passageiros, dois à frente, um no centro (para operar armas e outros dispositivos) e outros dois atrás. Caso seja necessário, o modelo pode ser facilmente adaptado a outros serviços como médico ou até ataque. Entre as armas que recebe, estão uma metralhadora pesada no calibre 12.7 ou até um lançador de granadas. Há pontos para a conexão de metralhadoras comuns de 7.62 mm também. Bem feroz para um simples texugo. Contudo, temos que lembrar que entre essa família de animais, está o wolverine. 

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