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domingo, 22 de maio de 2016

Como funciona o carregamento sem fio dos carros elétricos?



           Na atualidade, temos empresas que estão em produção de carros elétricos em larga escala. Marcas como a Nissan, e a Tesla, os modelos elétricos das empresas ainda não são vendidos no Brasil. Na Formula E, os Safety Cars, também possuem motores híbridos (utilizando tanto eletricidade, e combustíveis fósseis). Mais uma vez a Qualcomm inovando, desenvolveram uma  tecnologia, sendo assim eles conseguem se recarregar sem a utilização de uma conexão com fios.
          A tecnologia, chamada de Qualcomm Halo Wirelesse Electric Vehicle Charging, carrega o veículo por meio de ressonância magnética. Para transferir energia, ela utiliza um tapete instalado no solo que se conecta a outro tapete instalado no veículo, carregando o motor.
         Cada hora de carregamento do motor do BMW i8 utilizado permite que ele percorra um total de 37 quilômetros usando apenas o motor elétrico. Essa técnica é fruto, porém, de uma longa história de evolução da eletricidade, dos motores elétricos e do carregamento sem fio. Para contá-la, a Qualcomm criou um infográfico com os principais pontos da evolução desses métodos. Abaixo, falamos de alguns deles:
Movido a eletricidade
        Mesmo achando que os carros elétricos é algo recente, o primeiro motor elétrico de corrente foi criado em 1835 nos Estados Unidos por Thomas Davenport. Mas a invenção só fez sucesso, em 1900, cerca de 28% dos carros fabricados nos EUA eram movidos a eletricidade.
       Após esse ano, a indústria dos automóveis começou a ser dominada pelos combustíveis fósseis, e a tecnologia dos motores elétricos ficou em segundo plano. O primeiro carro híbrido completo seria construído apenas em 1972, pelo novaiorquino Victor Wouk. 
Carregamento sem fio
       A tecnologia de transferência de eletricidade sem fio, foi demonstrada pela primeira vez em 1891, por Nikola Tesla. Mas foi preciso quase cem anos, para que ela fosse pela primeira vez testada em um carro elétrico: que aconteceu em 1988, quando a Universidade de Auckland, na Nova Zelândia, produziu o primeiro carro carregado dessa maneira.
      Carregamento assim, foi utilizado em alguns ônibus de Auckland, em 1996. Em 2002, a cidade de Turin, na Itália, começou a utilizar o carregamento sem fio aos seus ônibus. Essa mesma tecnologia seria desenvolvida pela empresa HaloIPT em 2010. A empresa demonstrou em 2010 em Londres um sistema de carregamento elétrico sem fio para carros, e no ano seguinte foi comprada pela Qualcomm.
Atualmente
      A  Qualcomm continuou a desenvolver a tecnologia após a compra da Halo, e conseguiu dobrar a potência dos carregadores de 3,7kW para 7,4kW. É esse tipo de carregamento que move os Safety Cars da Formula E atualmente.
     Os motores híbridos não ficam devendo nada aos motores de combustão em termos de potência. Os BMW i8 que são usados na Fórmula E, por exemplo, têm 362 cavalos de potência, velocidade máxima de cerca de 250 km/h e acelera de 0 a 100km/h em 4,4 segundos. 
     Ele não é o único carro elétrico com um motor invejável. Em março, a empresa Genovation apresentou um Corvette modificado com motor elétrico que chegou a mais de 300 km/h, sendo assim é o recordista de velocidade dos carros desse tipo.

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